quarta-feira

gents and madams, deêm-me algo digno de admiração

Estive a ver as fotografias da India e reparei que o que mais me impressionou foi a relação dos hindus com os seus templos. Eu situo-me em terreno movediço. Sou agnóstica, mas fui criada católica e assim, entendo melhor o sagrado de uma igreja do que o sagrado de um templo. Mas não vi nada de sagrado nos templos hindus. Nao vi qualquer intento de colocar a religião num nível acima do mundo terreno, de ultrapassar os limites humanos, de ser mais e melhor. O templo hindu é uma extensão da vida terrena. Continua a ser, como o resto, um local sujo, barulhento, caótico, um local com tudo o que é indiano e humano e ordinário, um local onde se fazem piqueniques, se põe a roupa a secar e se faz negócio. No início pensei que seria uma limitação minha, da minha origem cristã. Quantas vezes me veio à ideia Jesus a expulsar os comerciantes do templo? Mas agora não estou tão certa. Não é do meu passado religioso o meu desprezo por uma religião extremamente utilitária. Se uma religião não tem caminho para um ideal, não sei por que ponta lhe pegar...

3 comentários:

jj.amarante disse...

Num templo Jain que visitei em Ranakpur havia uma grande tranquilidade, bem como noutro em Deli. Foi para o Sul?

abrunho disse...

Sim, andei pelo Sul da India...

underadio disse...

Hum...nunca fui à India, talvez não entenda o q dizes.Mas, ao ler o post, assim de repente, num flash, veio-me à cabeça o enorme panteão de santos e santas e anjinhos e sei lá mais o quê do catolicismo e, bom, fátima, e os conventos e mais uma catrefada de coisas q talvez "aproxime" o catolicismo desse hinduísmo q falas e mais não sei qts religiões...

«Se uma religião não tem caminho para um ideal, não sei por que ponta lhe pegar...»

É do meu passado religioso procurar a transcendência de uma forma fantasista ou fantástica. E não estou p aqui a pensar no deus das pequenas coisas, nem no das grandes. Estou a tentar perceber de que "ideal" falas. Que ideial é o meu? E de que forma esse meu ideal é conectável com o dos outros? E por aí adiante...