segunda-feira

Boquiaberta e céptica

O que está errado desde o início é legislação quanto à língua. Por incrível que pareça, é ilegal publicar em Portugal jornais ou livros com palavras como "atual" em vez de "actual" ou "ótimo" em vez de "óptimo". Em contrapartida, a tradução portuguesa oficial da declaração universal dos direitos humanos, por exemplo, é uma vergonha. Mas respeita a ortografia.

Eu até agora achava que as opinioes do Desidério Murcho sobre o acordo ortográfico eram, no mínimo, histéricas, mas finalmente estaria aqui um exemplo em que poderia começar a compreender o seu ponto de vista. Gostava de ver esta lei. Se alguém ma puder indicar, agradecia.

4 comentários:

João Melo Alvim disse...

Vê se te serve:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo

Eu o que tenho é só em livro. Mas se quiseres, arranjo-te isso.

abrunho disse...

A minha questão não é directamente o acordo, mas que haja uma lei que proíba a publicação em Portugal de textos não oficiais em ortografias diversas.

João Melo Alvim disse...

Isso cada um que escreva o que quiser e compre o que quiser. Ignorava tal lei, tanto que há coisas que me parecem que são de regulamentação excessiva.

abrunho disse...

Diz isto na página que me indicaste: "verificaram-se preocupações em estabelecer um modelo de ortografia que pudesse ser usado como referência nas publicações oficiais e no ensino"

Por isto diria que o que o Desidério Murcho diz não está correcto.