domingo

A química e a ressaca

Boas tardes!

Como verifiquei que na blogolândia não há nada sobre química resolvi começar por querer mostrar que a química é um mundo de contemplamento e fascinação. Esta área de estudo debruça-se sobre os tijolos de que somos feitos, nós e tudo o que nos rodeia. Esses tijolos chamam-se átomos e ao ajuntamento de átomos numa estrutura definida no espaço e no tempo chama-se molécula. Existem moléculas que são fantasmagóricas, aparecendo e desaparecendo num sopro de segundo; contudo são um passo importante num caminho importante e portanto os químicos deram por elas. Olha-se à volta e o que vemos são moléculas. Bem, ver ver não vemos, pois ou são-nos invisíveis (como o ar) ou são inúmeras, muitíssimas, pelo que no nosso mundo sensorial já nem vemos o conjunto de tijolos, mas somente os edifícios. Mas as moléculas estão lá e são elas e as ligações entre elas que definem o estado do edifício (estados físicos: sólido, líquido, gasoso; no caso do nosso corpo: se estamos de saúde, p.ex.).

A química partilha uma característica com o alfabeto: de um número limitado de átomos são formadas milhares de moléculas (são resmas e resmas), tal como com 24 letras se escrevem resmas de livros.

Como hoje é Domingo imagino alguns ressacados e resolvi apresentar-lhes a principal culpada pelo vosso estado debilitado:



Chamamo-la acetaldeído (a química pode ser interessantíssima, mas os químicos nunca poderão ser acusados de serem poetas). A bola vermelha representa um átomo de oxigénio. Aquele que a gente respira em todas as inaladelas, pois a parelha de oxigénios forma a molécula de oxigénio, que constitui 20% da atmosfera terrestre. Também há na lua, mas não livre. O átomo de oxigénio encontra-se ligado a outros átomos formando compostos nas rochas lunares. Um dia, quando o pessoal for morar para a lua, talvez se consiga o oxigénio para respirar minando o subsolo lunar tal como aqui se mina por ouro. A cinzento escuro são os átomos de carbono. O carbono existe por todo o lado. Não há vida, nem aquecimento global, nem viagem de carro ao centro comercial, não há sabonete ou sobremesa preferida sem carbonos. É mais fácil enumerar o que existe sem carbonos do que com. A cinzento claro são os hidrogénios. Um benjamim da química por ser simples e pequeno. Ele e o carbono são a base da química orgânica. Esta tem este nome pois quando começou o seu estudo pensava-se que os compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados por organismos. Não é nada verdade. A indústria química e farmacêutica baseiam-se na síntese de uma grande variedade de compostos orgânicos.

Voltando ao acetaldeído. Pela figura vê-se que tem 2 carbonos, 4 hidrogénios e 1 oxigénio (C2H4O). É produzido no nosso corpo festivo a partir do etanol (C2H6O), que já se estarão a lembrar do rótulo das garrafas... :-) O nosso corpo está preparado para degradar o etanol, pois o consumo de carbohidratos (moléculas constituídas por átomos C e H, que comemos por exemplo na forma de pão, massa, arroz,...) implica na digestão a formação de alcoóis (moléculas que contêm o grupo -OH), que têm de ser metabolizados. Quando bebemos ao ponto de embebedarmo-nos a quantidade de álcool é excepcional. A discrição normal das funções do nosso corpo já não é possível (tanto que acontece por baixo da pele e a gente nem imagina). É um ataque massivo ao normal equilíbrio do corpo, que tem de se haver com a molécula de etanol a modificar as neurotransmissões (o que nos faz ficar parvinhos), desequilíbrio ácido (tem a ver com os hidrogénios) e desidratação (beber muita água após o desvario e nada de diuréticos). A degradação do etanol origina acetaldeído e este por sua vez moléculas inofensivas que serão excretadas. Mas no entretanto o etanol e o acetaldeído organizam a festa do dia seguinte: a ressaca. Agora olhem pra molécula. É somente aqueles 7 átomos juntos. Se tirarem um carbono e um hidrogénio seria formaldeído e em vez de terem ressaca estariam em processo de conservação, estilo alheiras... :-)

Para tratarem da ressaca podem vir a esta ligação. Têm uma receita.www.soyouwanna.com/site./syws/hangover/hangover.html

Espero que nse tenham divertido. De vez em quando não faz mal. O nosso corpo aguenta muitos embates. Melhor que um BMW... (imagino eu, que não percebo nadinha de carros).

Sem comentários: