sexta-feira

E já que estamos numa do que é que a Europa fez por nós (nós?)

Se quiserem saber para onde vai o dinheiro da PAC, discriminado para cada país, cada região, cada recipiente.

Portugal é o quarto a receber mais.

Alguém me explique porque é que a Alemanha não bate o pé a isto. Ah, espera, deve ser isto: The top ten per cent of German farm subsidy recipients get 54 per cent of the money. The top twenty per cent get 71 per cent. Among the biggest recipients of farm subsidies are big German agribusinesses, food companies and large landowners.

3 comentários:

Anónimo disse...

política agrícola comum...como se isso alguma vez tenha sido possível...esses senhores dos gabinetes em Bruxelas se levantassem o cú e fossem ver como é a agricultura em cada país e como se pode fazer agricultura em cada país do patchwork europeu mais lhes valia...tipos q estao todo o dia encafuados nos gabinetes não podem, nem sabem o que é a agricultura...e eu não sei como se teria aguentado sem PAC mas a PAC foi um "ganda" erro, digo-te eu q não percebo nada de nada.
Talvez, se levantassem o cú para ir ver o weather aos diferentes países e como correm as modas, talvez, aí conseguissem uma política bem aplicada a cada um que, por sua vez, se reflectiria num bem comunitário.
Já agora, vai ver o que fizeram, também, com a merda das pescas...
e poluem, e mal tratam os solos e depois admiram-se imenso de terem cancros e alergias e o caraças a quatro. e todos levamos por tabela.
No outro dia, o que eu me ri com a notícia "gripe suína no México pode baixar o preço do petróleo".
Esses tipos de Bruxelas é que são uma "ganda" gripe suína. E se não são eles, são os que lhes querem fazer a cama e, logo, continuam a ser eles por serem incompetentes nos seus mandatos e nos seus serviços.
Arranjem-se formações contínuas já p esses gajos e coachings semanais para melhorarem a performance e q se afira sempre da voacação qd para lá vão e logo 2 briefings pela manhã q é p aprenderem a deixar de ser garganeirões.
E ainda por cima, estes gajos por aqui, comem mal e têm das "agriculturas mais sofisticadas" do mundo. Para quê? Para comerem batatas fritas ao pequeno-almoço?
E eu estou p aqui a falar mas até eu, vê lá tu, até eu, já recebi dinheiro da PAC! Mas saiu-me do lombo, saiu-me do lombo...a minha mãe é que ficou mto feliz com a bosta de canudo que recebi. Bosta sim! Engenheira da bugalha! Como esses bardamerdosos da PAC de Bruxelas! Ao q chegámos, ao q chegámos...
E tu, Abrunho, já recebeste dinheiro da PAC?
Ufaaa, cm é bom, vir aqui à tua caixinha de comentários, exorcizar males antigos...
Pelo pequeno "vandalismo verbal", peço desculpa. Mas eles dão o exemplo, eles dão o exemplo...

sabine disse...

Abrunho:
- O governo português não distribuiu uma série de subsidios aos agricultores, portanto pergunto-me onde anda dinheiro. Aceitam-se sugestões.
- Portugal já devia ter deixado de receber subsidios da UE: nesse ponto concordo contigo.
- O link que mostras do que se passa na Alemanha é muito bom.
- Em anos de subsidios pode dizer-se que a agricultura regrediu. Agricultura a sério só de estrangeiros que se estabeleceram. Obviamente que os agricultores portugueses não são inocentes nesta história mas, sinceramente, não são os únicos culpados. Existem os sucessivos governos, as politicas da UE, entre outras coisas.

(link: http://sabine77.wordpress.com/)

abrunho disse...

Eu penso que a PAC subverteu-se. Eu penso que é importante protegermos a agricultura, porque temos de ser capazes de produzir comida dentro do nosso espaço para nos protegermos do que o futuro nos reserva (esperar que tudo se vai manter como está e que poderemos importar do outro lado do mundo sempre que queiramos não é, do meu ponto de vista, uma boa decisão) e por motivos de preservação. Mas a PAC parece ter-se transformado num monstro e não me parece estar a defender princípios comuns, para estar a defender os interesses de alguns e mesmo a comprometer os interesses de todos. Este equilíbrio é que me parece estar ferido na PAC.