domingo

O pseudofeminismo mortal


Andava a ver na estante da minha amiga por um filme e acabei por escolher o "Thelma & Louise", que vi pela primeira vez. Tinha a ideia, pelo que as pessoas tinham comentado do filme, que era um filme 'feminista'. Mas, na minha opinião, está longe de o ser. A minha ideia de feminismo não é que as mulheres se vejam encurraladas num mundo machista e na circunstância de resolverem a situação aos tiros. Que se tenham de vingar dos homens, que os tenham de fazer sofrer e que no fim sejam mártires. A ideia de que este filme tem uma mensagem feminista, ofende-me.

Gostei do filme, é uma bonita história de amizade, faz-nos gostar das personagens, mas não há ali mulheres que controlam as suas vidas. Aquilo é uma história de vítimas. Amigas minhas disseram-me que, na adolescência, as personagens deste filme tinham sido para elas imagens de heroínas! Há aqui algo muito errado. Extremamente errado no que as raparigas veêm como modelos femininos!

Histórias de feminismo são aquelas de mulheres que lutam de formas construtivas por um mundo mais livre e igual no plano do género e/ou que querem escolher o seu próprio caminho contra convenções sociais e/ou que têm os seus inevitáveis problemas particularmente femininos na vida. Não, cujas opções são o homicídio e o suicídio.

6 comentários:

sabine disse...

Precisamente! E nota: «Histórias de feminismo são aquelas de mulheres que lutam de formas construtivas por um mundo mais livre e igual no plano do género e/ou que querem escolher o seu próprio caminho contra convenções sociais e/ou que têm os seus inevitáveis problemas particularmente femininos na vida. Não, cujas opções são o homicídio e o suicídio». Fazer isso não é nada fácil. Nunca foi!

sabine disse...

Quanto ao filme: ando para vê-lo à anos! Nunca vi!

Anónimo disse...

Completamente de acordo.
Este por acaso vi há mt tempo, mas sim, sim é isso que as 2 disseram.

lb disse...

Muito bem! (Se me é ermitido opinião ...)

abrunho disse...

Nao sei, nao... Alguem que romantiza os piropos da construçao civil deixa-me um pouco desconfiada.

Anónimo disse...

OláHhh...
Estou fazendo um trabalho sobre o movimento feminista....
E joguei no google pseudofeminismo e vim parar aki....
Bom saiba q eu adorei o teu blog e simplesmente me ajudou bastante falando do filme.
Assim eu posso ver e me aprofundar um poko mais no assuntoo....
Bom eu adorei msm oq vc escreveu msm...
Se algum dia estiver sem fazer nada... e quiser me visitar....
http://bunekinhamalvada.zip.net
Naum deixe o link te passar um ideia errada ok!!!
Bom é isso...
TéHh Mais...
BeJus... BeJus...
BuNeKiNhA