domingo

Democracia e mexeriquice

Há uns meses, eu li um rascunho para um livro que descarreguei da página pessoal de Simon Hix. O rascunho desapareceu porque o livro foi publicado com o nome "What's Wrong With the European Union and How to Fix It". Isto é mau para mim, porque perdi o rascunho e de vez em quando apetece-me reler certas partes. É bom para o Hix e para a justeza dos seus direitos, que me vai fazer comprar o livro.

Ele defende que uma das necessidades para democratizar a Uniao Europeia é haver eleiçoes no espaço europeu. Para isto, é preciso que os eleitores se interessem por candidatos que nao sao da sua nacionalidade. Agora eu adoraria poder citar o excerto, mas uma das formas que ele apontava para isto seria os media reportarem as tricas políticas além-fronteiras. O que é que ele quereria dizer por tricas políticas? Alguns deputados alemaes viajarem até S. Francisco onde se comportaram mais como turistas de que como representantes dos interesses alemaes, ainda por cima usando os funcionários da embaixada como lacaios (caso real)? O Sarkozy a pavonear-se para as objetivas dos media com a sua nova esposa (caso real)? Na altura, indignei-me com este excerto, porque o interpretei na segunda linha. Pareceu-me irresponsável, que se defenda mais democracia, com mais mexeriquice. Como é que se pode aliar o ideal da democracia com os menores instintos do ser humano?

Mas vejam bem o que roda pela imprensa europeia e pelos blogues portugueses com a novela da atual campanha política nos EUA. É mais mexeriquice e maus instintos que uma discussao válida de temas. Mas vejam o interesse generalizado por esta campanha em que quase nenhum europeu pode votar. Por muito que me custe, o Simon Hix tem razao.

4 comentários:

de.puta.madre disse...

Bem ... Delirante.
Eu só me vejo a Votar no Javier Bardem; vejo-me "eu e 51% da Europa"; ... qualquer Europeu será um derrotado ...
PS.: Estava, sinceramente, a ver o alcance de possibilidade do devaneio. Fiz a analogia com Regan e pensei nas qualidades de cidadania do actor em causa. Vale.

Anónimo disse...

1. É necessário de facto conheceres as tricas politicas internacionais (tanto a nível europeu como mundial) para perceberes como funciona as relações internacionais/politica internacional.
2. Sempre fui muito euroceptica e parece-me que o Simon Hix não tem razão, porque não quero a União Europeia uma federação. A revelação dos casos que referes (e que de vez em quanto são referidos na blogosfera e na imprensa portuguesa) apenas afasta mais as pessoas dos politicos.
3. Apesar de já ter colocado alguns comentários neste post acerca das eleições norte-americanas para mim, pessoalmente, as eleições portuguesas são mais importantes.

SABINE

Diogo disse...

«o Simon Hix tem razao»

Então o que precisamos é apenas de politiquice. Nada de muito sério.

abrunho disse...

Qualquer pessoa vai dizer que as eleiçoes nacionais sao mais importantes, porque sao, mas a ideia que está sobre a mesa neste poste é como interessar as pessoas pela política.

Especificamente o caso da UE, é chamar as pessoas para fora da esfera nacional e para dentro da esfera europeia. O Simon Hix propoe como um dos chamarizes a politiquice. Se eu no fim, concluo que ele tem razao, no entanto, nao o apoio. Interesse de qualidade duvidosa é pior que interesse nenhum.

E sim, Sabine, há esse detalhe do federalismo. Assim, a papo-seco, também sou contra.