quarta-feira

Desempenho ambiental

Pelo Público soube de um relatório que pretende quantificar os desempenhos ambientais nacionais a nível mundial. Um primeiro trabalho que pretende ser melhorado 'a medida que mais e melhor informaçao surja. O objectivo é criar uma ferramenta que permita avaliar a situaçao e os progressos.

Portugal ficou em décimo primeiro lugar segundo os critérios adoptados. No artigo do jornal (nao disponível em linha) aponta-se que os dados utilizados possam, em alguns parametros, nao ter sido os melhores. Mas um dos exemplos deu-me vontade de rir:

Em relação à protecção da natureza, o país aparece mal classificado. A meta estabelecida pelos autores é que 90 por cento dos espaços naturais do país deveriam estar classificados. Portugal aparece com apenas 10,5 por cento. Sabendo-se que 22 por cento do país tem estatutos de protecção, quer por via das áreas protegidas quer pela Rede Natura 2000, este número apresenta incongruências.


Como se em Portugal o estatuto de protecçao significasse alguma coisa. Por portas travessas os tipos do relatório devem ter chegado 'a cifra certa.

Sem comentários: