sexta-feira

Eleiçoes no estrangeiro

Após cinco dias faltam tres consulados por apurar. A abstençao foi de 89.9%. Antes que comecem a atirar pedras ao pessoal lembrem-se que a área de abrangencia de cada mesa de voto no estrangeiro seria como existir para aí 5 para todo o Portugal Continental. Isto na Alemanha, que existirao sítios piores.

O mais importante da nossa sociedade é a maior liberdade de escolha. É ter opçoes. Muitos podem ter decidido nao votar, mas a luz é que se possa fazer e que 18642 o puderam fazer e o que isso poderá ter significado para elas. Esse acto é o fundamento da democracia e da cidadania. Esse fundamento baseia-se na sua existencia e nao na sua utilizacao.

Em particular, é importante que nao se deixe de ser portugues só porque se vive no estrangeiro. O mundo é mais que Portugal e conhece-lo nao nos deveria diminuir.

Como li vários postes em que havia queixas sobre os consulados portugueses gostaria de escrever que nao tenho quaisquer razoes de queixa do de Hamburgo. A alteracao do local de recenseamento foi facílimo e nao paguei um tostao. Nao se fazem rogados nas informacoes e sao educados.

Depois de saber o número de abstencionistas percebi porque quando entrei na sala para votar houve um frémito de excitaçao. Deviam estar todos aborrecidos... Ainda por cima, para minimizar o facto das pessoas terem que fazer viagens longas, sao tres os dias para votar. Assim, agradeço 'as pessoas que deram o seu tempo para receberem os votos no consulado de Hamburgo e todos aqueles que lutaram para que eu pudesse votar no dia 22.

Sem comentários: