sexta-feira

As cronicas sao opinioes, que nao sao verdades

As crónicas de jornal tornaram-se um meio em que alguém, sem base, define verdades. Os escritos do Dom Pereira, o espreita são um caso sintomático. A culpa é de quem os lê, claro, que no meio de uma argumentação, vem com o dito opinativo, na postura: se o supra-sumo disse, é verdade. Poupem-me. Opinião não é verdade. É preciso material de base, númerozinhos, sustança. E mesmo assim...

A virtude da opinião é fazer raciocinar e construir a contra-opinião e com isto vamos tecendo a manta da nossa opinião. Até que a gente se sente e coloque alicerces na confusão, só existe opinião. OK?

Caso de estudo interessante no canhoto.

2 comentários:

sabine disse...

http://insustentaveleveza.blogspot.com/2006/04/do-elistismo-nas-leituras.html

abrunho disse...

O assunto que eu abordo é diferente do que o que tu abordas.

Eu estou a falar das pessoas engolirem algo como verdadeiro baseados de quem vem e nao se essa pessoa se baseou em valores objectivos. Por vezes, parece-me que as pessoas nao se dao conta que as cronicas de jornal sao opinioes com tanta validade quanto as minhas, as tuas. Sao opinioes.

Tu escreves sobre o elitismo na cultura. Estou a pensar escrever um poste sobre o assunto. Já te deixei lá um pouco da minha opiniao. Sabes que eu discordo contigo. :-)

Kiss