terça-feira

Demagogias dos homo cimentus

Eu quando li isto devo ter feito um trejeito de repulsa, passou-se-me o pensamento "porque é que esta gente não escreve do que sabe?" e esqueci, porque já não ligo, já desisti. Eu que já estive envolvida em Estudos de Impacte Ambiental posso dizer-lhes que tenta-se fazer o melhor, com as pessoas e os bichos e as plantas. Tenta-se preservar e pesar coisas que realmente custam muito a pesar e nunca se diz, mandem as pessoas para a rua que o sapo tem mais valor. Induzir que isto acontece é má fé.

Não estou directamente a par do caso em concreto, mas se as pessoas não são ouvidas, muito menos o seriam se fosse um grupo de osgas. A luta aqui não é certamente entre pessoas e natureza. É entre interesses todos eles de pessoas. E os interesses de umas tem mais peso que o de outras. Que o Graça Moura questione este pesar, que é este pesar que está em jogo.

Já agora, quando se preserva algo natural, está-se, no computo final, a preservar para as pessoas. Provavelmente o Eduardo Pitta e o Graça Moura não são tipos para caminhar fora do passeio cimentado. Por isso não dão valor, mas o mundo não é só eles. Felizmente. Por muito que eu goste de livros e quejandos, ainda bem que há mais e mais. E até, heresia das heresias, o ser humano é capaz de ser saudável sem nunca ter posto os olhos num livro, mas será capaz de ser saudável entre betão?

Obrigado ao maradona por se indignar. Eu já pouco me indigno. Estou a ficar velha. Agora, caso ainda nao tenham lido, vão ao blogue dele antes que ele apague o texto! Chama-se O que vale é que está um dia do caralho (deve ter sido da Páscoa).

4 comentários:

João Melo Alvim disse...

E quando a retórica dos homo cimentus chega ao cúmulo de se dizer que não se pode construir por causa de uns "ninhos (sic) de morcegos"?...

abrunho disse...

Eles se tiverem a sorte de ver um morcego devem pensar que é um pássaro esquisito.

abrunho disse...

Grrrr...

João Melo Alvim disse...

Esperamos ansiosamente por ovos de Javali. Aí sim, podemos candidatar esta terra ao título de Novo Entroncamento.