sábado

No IV volume do Livro dos Sonhos Recorrentes

4:517 - O sonho do apaixonamento, do casamento, da morte e do amor. Este sonho parece demorar horas, no entanto, demora sempre cinco minutos, entre eu voltar dos campos e ser acordado para o jantar. Eu sonho com o conhecer a minha mulher, há 50 anos, e é exactamente como foi. Sonho com o nosso casamento e posso até ver as lágrimas de orgulho de meu pai. Está tudo lá, exactamente como aconteceu. Então, sonho com a minha própria morte, que eu ouvi ser impossível, mas vós tendes de acreditar em mim. Eu sonho com a minha mulher, no meu leito de morte, a dizer que me ama, e ainda que ela pense que eu não a posso ouvir, eu posso, e ela diz que não modificaria nada. Sinto como se tivesse vivido este momento mil vezes, como se tudo fosse familiar, exactamente até ao momento da minha morte, que irá acontecer outra vez um número infinito de vezes, que nos iremos conhecer, casar, ter os nossos filhos, ter sucesso no que tivemos, falhar nas formas como falhamos, tudo exactamente na mesma, sempre incapazes de modificar o que seja. Estou outra vez no fundo de uma roda imparável e quando sinto os meus olhos a fechar na morte, como o fizeram e farão mil vezes, eu acordo.

Em Tudo é Iluminado (Everything is Iluminated) por Jonathan Safran Foer.

Tradução minha

Sem comentários: