sexta-feira

Cuidado com os dogmas a que poem o selo ciencia

Revela a apropriação intelectualmente desonesta que o seu autor quer fazer da ciência e dos cientistas. É contra a ciência, mas invoca a ciência. Chegou ao ponto de vestir a pele do fundador da ciência experimental para fazer passar posições que não podem ser apoiadas pelo actual saber experimental. É o que acontece, por exemplo, com o dogma de que a vida começa no momento da concepção. A ciência diz que antes dessa forma de vida já há outras formas de vida, que de resto vão prosseguir. E é também o que acontece com o dogma que a pessoa está no DNA do óvulo fecundado. A ciência diz que há uma grande distância entre uma molécula que contém o código da vida e uma vida humana plenamente desenvolvida. Defender a «vida» e a «pessoa» sem mais nada é não dizer nada! Mas quem é que não defende a «vida» e a «pessoa»?

Carlos Fiolhais, físico

Sim, que este pessoal a usar a palavra ciencia nas suas hipocrisias poe-me fora de mim.

5 comentários:

Unknown disse...

O post é de facto interessantem, especialmente a passagem que citas.

abrunho disse...

dankyouverymuch.

Eu sei que estás farto deste buzue, que já tomaste a tua decisao e nao queres saber. Mas era o Fiolhais e a defender a ciencia. A alma mater, pá!

;-)

Anónimo disse...

...mas 2 posts abaixo tambem "usa" a Ciencia para provar que ate as 10 semanas nao ha bebe...em que e que ficamos ? Ou so se pode usar a Ciencia quando e para "provar" aquilo em que acreditamos...

abrunho disse...

Eu disse alguma mentira? O que a ciencia mostra é isso: nao há bébé. A senhora Nogueira Pinto nao mentiu quando diz que o feto é vida humana, contudo ela também fala de bébé e é aí que eu me irrito, pois é usual meterdes a ciencia pelo meio como a chamar o padrinho, para logo a seguir começardes a avariar. Ou seguem sempre a ciencia no vosso discurso, ou nao. Nao podem é meter a palavra ciencia pelo meio e depois logo a seguir esquecerdes da ciencia. Assim, nao dá. Seria como um padre a chamar os paroquianos para o amor ilimitado de Deus e logo a seguir dizer-lhes para apedrejarem alguém porque foi contra as leis de Deus, subvertendo e ofendendo a ideia de Deus, senao Deus em si. Entendeu?

abrunho disse...

Além disso, antes das dez semanas nao se chama feto. Chama-se embriao. Se bem que nao sei o porque da distinçao.