quarta-feira

Os Srs. padres das Oficinas de S. José

Relativamente à tragédia da tortura e assassinato da Gisberta, os srs padres ligados ao caso dizem que:

A Oficina de S. José, Porto, assume apenas «responsabilidade moral» no homicídio de um sem-abrigo em que alegadamente estiveram envolvidos 11 dos seus 68 internos

«não era de todo previsível que uma situação destas pudesse ocorrer».

Lino Maia disse que foi «a falta de projectos de vida».
«Se nas famílias há problemas, numa instituição com 68 jovens essa probabilidade aumenta», acrescentou.

instituições como a Oficina de S. José «não estão vocacionadas para jovens com antecedentes criminais»


O que os qualifica como parvos e incompetentes.

Os Srs. padres estão tão preocupados em desculpar-se que são incapazes de fazer o mea culpa. As consciências dos padres não me preocupam, mas preocupa-me que não analisem cuidadosamente o que está mal e como evitar que nova tragédia ocorra. Para os Srs. padres a culpa é da vítima, por ser quem é, e dos agressores que são uns criminosos e os padres coitados, não estão aptos a lidar com pecadores. Benza Deus.

Os Srs. padres são uns simples e só estão aptos a encarregar-se de anjinhos. Como anjinhos só no Além, penso que se deverão guardar para depois da morte, para andarem a brincar aos educadores.

Vamos lá a pensar: se tivéssemos que arranjar alguém para tomar conta de filhos adolescentes para serem equilibrados elementos da sociedade iriamos incubir a sua educação a senhores que se dedicam ao recalcamento? Que acham que formar uma família diminui a sua capacidade de entrega a Deus? Poderia dar muitos mais exemplos de que eles, por princípio, não têm os parafusos todos no lugar, mas fiquemos por aqui. Estou a pensar em jovens sem traumas. Agora imaginem com a carga que aqueles miúdos têm. Famílias disfuncionais, maus-tratos, negligências, falta de amor, etc.... Não é com fé e rezas.

Pessoalmente sou de opinião que tendo em conta as reacções dos devotos membros da igreja após a tragédia, se pode concluir que não são confiáveis para tomar conta de crianças e adolescentes. Realço .

Sem comentários: