sábado

O anti-semitismo nos media

Ontem andei nesta página e, entre vários, li os três artigos a que faço ligação, onde se realiza uma análise dos dois pesos e duas medidas usadas pelos media dos EUA e da Grã-Bretanha para noticiarem os conflitos em que Israel está envolvida.

Blaming the Victim, Gaza, de David Edwards, 10 de Julho de 2006

Demolishing Lebanon, de David Edwards, 30 de Julho de 2006

Five myths that help Israel’s war crimes, de Jonathan Cook, 25 de Julho de 2006.

Depois de passar uma boa parte da madrugada a ler diversos artigos com este tipo de análise, fui até à janela fumar um cigarro e pensei que realmente deve haver anti-semitismo no tratamento do conflito no Médio Oriente. Só que este anti-semitismo é contra os árabes.

No arrastão outro exemplo de distorção dos média, mas agora nacional. O sr. José Manuel Fernandes está atido a que ninguém sabe ou quer ir ver debaixo da sua parvalheira. Segundo o autor do arrastão, o JMF escreve no Público (eu já desisti da minha assinatura) que um dos soldados da ONU escreveu um méil a um superior onde diz que o Hezbollah estaria a usar o posto como escudo humano. Ora, eu li a página que é dada no arrastão, em que se encontra transcrita a totalidade do méil enviado pelo soldado canadiano. Se é mesmo este o méil (e não há nada no texto, na forma como é escrito e nos pormenores que faça pensar que não) então tal como o Daniel Oliveira diz, não há qualquer identificação de que o posto da ONU estivesse a ser utilizado como escudo humano. A possibilidade de erro de leitura é impossível. A não ser que se sofra de iliteracia em inglês ou simplesmente se queira mesmo ler algo mesmo assim, assim, como se quer. Estão a ver o processo do José Manuel Fernandes editar informação? Mantenham este pensamento.

4 comentários:

airesff disse...

JMF raramente diz algo "de jeito". É um dado público isso ;)

Anónimo disse...

Há que ter em conta que José Manuel Fernandes foi editor do "Luta Popular". Andou em boa escola, logo, sabe bem editar a informação.

Luís Lavoura

abrunho disse...

Eu não conhecia o sr JMF. Ele é director do Público desde quando? Eu não costumo ler os editoriais dos jornais, mesmo antes de começarem os blogues e eu ler artigos de opinião dos jornais portugueses.

Anónimo disse...

O Luís Lavoura tem razão. Eu conheço bem a praia a que ele se refere, é preciso ter cuidado com eles ...