terça-feira

Na Alemanha queima-se Guenter Grass



Holding hands
Skipping like a stone
On our way
To see what we have done
The first to speak
Is the first to lie
The children cross
Their hearts & hope to die

Bite your tongue
Swear to keep your mouth shut

Ask yourself
Will i burn in Hell?
Then write it down
& cast it in the well
There they are
The mob it cries for blood
To twist the tale
Into fire wood
Fan the flames
With a little lie
Then turn your cheek
Until the fire dies
The skin it peels
Like the truth, away
What it was
I will never say...

Bite your tongue, swear to keep
Keep your mouth shut
Make up something
Make up something good...
Holding hands
Skipping like a stone
Burn the witch
Burn to ash & bone
Burn the witch
Burn to ash & bone
Burn the witch
Burn to ash & bone

6 comentários:

sabine disse...

Como vai a polemica em torno da "revelaçao" por ai?

sabine disse...

A proposito, estive a reler os textos do Kontratempos e começo a concordar um pouco contigo...

joshua disse...

Tudo a ver. Pode dizer-se que a mentira ou a omissão é como o iogurte ou o queijo fresco. Tem prazo de validade.

Autores, escritores, músicos, já consagrados fazem depois, com um olho sorna nos lucros inevitáveis, um grande golpe confessionalista satisfazendo a curiosidade consumista e voyerista do resto do mundo, quando admitem:

«Ok, sempre fui gay, mas agora acabo de sair do armário. Está tudo na minha biografia»;

«Fiz parte das SS Waffen, quando tinha 15 anos. Comprem a minha biografia.»;

«Era capo em Treblinka e tive de matar também teria sido morto, podem ler melhor no meu novo livro de poemas».

Fora isso, a moral retroactiva dos Günter Grass's do mundo ou a hipocrisia condenatória das sociedades espantadas cabem todos na cova de um dente do que um homem num contexto suficientemente caotizado pode fazer. Todos, se tivermos a oportunidade, podemos ser canibais e exímios matadores, se na favela certa.

Beijos, ó irmã Abrunho.

Sabes por que te chamo 'irmã'?

Snifa o meu blog, eheheehhe.

Rui Pedro disse...

Acho que prefiro o Heinrich Böll !

abrunho disse...

A Alemanha revoltou-se contra o moralista. Estao-lhe a dar a torto e a direito.

Pessoalmente, penso que é isto o criticável. O ele ter moralizado escondendo a sua história. O criticavel nao é que ele tivesse pertencido 'as Waffen-SS. Ele tinha 17 anos, o seu país estava em guerra e as Waffen-SS eram para os alemaes a elite de combate. O povinho nao sabia que essa elite era amaldiçoada.

Eu nao conheço nenhum escritor alemao. Sempre que tentei adormeci depois de algumas páginas. Estou com esperanças que sejam leituras para a minha idade madura ou pós-madura ou... :-)

Rui Pedro disse...

Uns escritores lançam as suas personagens em bolhas e elas perdem o controlo total de si e da situação em que vivem, outros (alemães) são sonoríferos... :)