segunda-feira

Bush & Rumsfeld debaixo de fogo

Escândalos às dezenas: casos de corrupção, o desvendar do nome de uma antiga agente da CIA (ilegal) porque tinham uma trica com o marido, escutas ilegais autorizadas pelo presidente, mentiras sobre mentiras a descoberto e a pergunta que nos vem à cabeça é: como é que quase destituíram um presidente por ter recebido os favores sexuais de uma estagiária, algo que não afecta o governo do país, e o Presidente Bush continua placidamente pouco incomodado no poleiro? País estranho, os EUA.

Começou a cheirar a apuros com uma trupe de generais reformados que, em Abril, criticaram duramente o Secretário de Defesa Rumsfeld e pediram a sua demissão. Contudo, nos últimos dias, Bush e Rumsfeld receberam na cara as críticas e as perguntas que deveriam ter sido feitas há muito. A 1 de Maio, Stephen Colbert foi o protagonista de uma rábula brilhante no Jantar Anual de Correspondentes da Casa Branca, pondo a nú a Administração Bush e os próprios média, que em modo de auto-censura dão cobertura à presente administração. No dia 4, Ray McGovern, um antigo agente da CIA, encostou Rumsfeld à parede quanto às mentiras deliberadas relativamente às famosas, e não encontradas, Armas de Destruição Maciça. Fabuloso. Os americanos começam a acordar. Sai de cima, meeenina! :-)

Se não viram Stephen Colbert na sua rábula, por amor de Deus, é imperdível -> ligação, ligação!

No Truthdig, tudo sobre McGovern, incluindo o vídeo com o afrontamento a Rumsfeld. Vejam também a entrevista com Paula Zahn para apreciar a forma como os jornalistas tratam quem tem a coragem de afrontar os elementos deste governo Bush. Além disso, relativamente a Colbert, os média praticamente ignoraram-no e quando foram criticados por isso, a razão dada foi: ele não teve piada. Ok, alguém critica Bush na cara e não é notícia porque os jornalistas não se riram? Say it again!

Agora estou a imaginar que sou o Jon Stewart. Filho da puta, este gajo tem o trabalho mais fácil do mundo. Ele só tem que ficar à espera e aquela gente é tão incrivelmente bobo da corte que ele facilmente tem o programa feito. Em Portugal, os pobres do Contra-Informação têm que suar as estopinhas. Ninguém vai à caça e acerta na cara do amigo, o Sócrates não parece um retardado, nem diz que um dos seus ministros é a Virgem. A notícia é que o Freitas do Amaral chega ao fim do dia cansado e o Expresso na sua esperteza saloia escreveu: Freitas do Amaral cansado no MNE. E pimbas, grande confusão. Que seca. Se não fosse os EUA para nos entreter, o que seria de nós?

5 comentários:

João Melo Alvim disse...

Sei de gente que pensou que o Colbert estava a falar a sério, quando elogiou Bush...

abrunho disse...

Acredito. :-)

João Melo Alvim disse...

Tanto que até levaram a uma coluna de opinião em que se dizia que a imprensa achou que não tinha piada... e fizeram bem, porque não tinha.

Nas palavras imortais dos Peanuts: Good Grief!

abrunho disse...

A vida deve ser menos interessante quando não se percebe a ironia e o sarcasmo. Quantas sublimes gargalhadas a perderem-se assim. Já por causa das coisas vou fazer um intervaleco e ouvir outra vez.

Adoro aquela em que ele diz para o Bush não dar atenção às sondagens porque estas se baseiam na realidade e está claro que a realidade não interessa para nada... He he he

João Melo Alvim disse...

Simplesmente fantástico. Bocas brutais e completamente arrasadoras em todos os capítulos!